O trabalho na cultura digital
Este vídeo criado pela agência Box1824 apresenta as mudanças que ocorreram nas últimas décadas, principalmente no trabalho. Mostra como nossa forma de trabalhar e se relacionar mudou com o avanço da tecnologia e o surgimento da cultura digital.
A ideia de estabilidade, local de trabalho e comprometimento com a empresa já podem ser consideradas ideias antigas, apesar de ainda representarem um ideal para milhares de pessoas. Acontece que, quando as férias (ou a aposentadoria) são a melhor coisa do trabalho (ou mesmo da vida), então algo de errado está acontecendo.
As novas gerações não pretendem trabalhar como trabalhavam seus pais. Não apenas o trabalho está mudando, mas também a mentalidade.
Para isso é necessário um trabalho flexível, e a cultura digital está permitindo aos poucos essa flexibilidade. Um grande objetivo final deixou de ser a coisa mais importante. Férias, aposentadoria, “velhice tranquila” e uma casa grande e confortável estão perdendo importância. O alto custo de energia vital para conseguir essas coisas começa a ser questionado.
Isso implica em mudanças perigosas, como por exemplo, o surgimento de sociedades voltadas para o “prazer aqui e agora”, tal como a fábula da cigarra e da formiga, de Esopo. As mudanças virão inevitavelmente, e a forma como iremos lidar com elas depende de nosso bom senso.
Autor: Alfredo Carneiro – Graduado em Filosofia e pós-graduado em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília.