Ícone do site netmundi.org

Memento Mori: reflexões sobre o tempo e a morte no estoicismo (e-book)

Memento mori: como os estoicos transformam o estoicismo como reflexão para a vida plena

O conceito estoico de memento mori, ou “lembrança da morte”, é um elogio à vida. A lembrança da morte, para os estoicos, busca desfazer as ilusões que nos fazem sofrer, tentando nos conscientizar do valor inestimável do momento presente. Este é o tema deste e-book.

Nossa cultura atual nos leva à constante frustração e nos induz à comparação, ao narcisismo, ao egoísmo, ao preconceito e à solidão. Tudo isso é exaustivo e culmina na perda da vontade de viver e agir.

Memento mori é um alerta: todas essas coisas são ilusórias! A expressão nos lembra insistentemente que não há tempo a perder. Por isso o estoicismo afirma que a energia genuína da vida se manifesta aqui e agora, na ação e na boa vontade. É uma filosofia de trabalho árduo que carrega um poderoso sentimento de satisfação. Em nome deste sentimento, o minimalismo estoico se livra de quase tudo. Quem age assim vive, e não apenas existe, como diria Sêneca.

Informações sobre este e-book


Nosso projeto produz e distribui conteúdo de qualidade em formato de posts autorais, vídeos, PDFs de clássicos da literatura e da filosofia e milhares de imagens de obras de arte. Tudo isso disponível de forma gratuita em nosso site para estudantes, professores e interessados no tema. Os Guias Ilustrados produzidos pelo netmund.org são nosso único tipo de conteúdo pago, voltado para a manutenção do site.


Galeria: algumas páginas deste e-book



Autor


Alfredo de Moraes Rêgo Carneiro é professor de filosofia graduado pela Universidade Católica de Brasília e pós-graduado em Filosofia e Existência pela mesma instituição. É editor do netmundi.org, site voltado para a divulgação de arte, cultura e filosofia no Brasil há mais de dez anos. Seus textos já foram utilizados em provas de concurso público e livros didáticos

Sair da versão mobile